segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A OPÇÃO IBÉRICA - VI Ainda 4 pequenos subsídios

IBÉRIA ? ...OU  HISPÂNIA?  VI     -    ( Ainda a União)

                                                                      ( Memória – Nov.  2002 )

1 - A LINGUA - Depois que os romanos abandonaram a Peninsula, o Latim Bárbaro, que que cá deixaram, tendeu, pouco a pouco, a transformar-se numa nova lingua, que podemos considerar comum a quase todos os povos Ibéricos, e que se chamou “Romanço” (Tendo tomado os nomes de “romance”  e  “romansh” noutras regiões da Europa romanizada).

Na Ibéria, esta nova lingua, por sua vez, acabou por se dividir numa série de dialectos:

O Catalão, o Castelhano, o Galego, etc. ( O Basco nada tinha a ver com o romanço, sendo antes o unico dialecto que restava, e resta, dos primitivos Iberos ).

Porque Castela se revelou rapidamente o mais dinâmico e combativo dos reinos peninsulares, o castelhano acabou por se tornar a lingua geral, embora se tenham mantido os dialectos locais.

Os primeiros “portugueses”, dado que o Condado foi originado da parte sul da Galiza, como é natural, falavam o galego. Mas, depois da separação, com o contributo moiro, e o correr dos anos, acabou por vir a formar-se um novo Dialecto (Ou Lingua, se preferem): O Português. Infelizmente, embora a nossa Lingua seja hoje falada por cerca de 200 Milhões de lusófonos, não foi ela aceite como lingua da União Euopeia. ...Mas o Castelhano sim!.

Mais: A OMC - Organização Mundial do Comércio - e a OMA - Organização Mundial das Alfândegas, os dois organismos mais importantes do Comércio Internacional, optaram por unicamente quatro (4) linguas: O Inglês, o Francês, o Castelhano (Ou Espanhol) e o Russo.

...Não o Alemão, nem o Italiano, ...nem o Português.

Põe-se agora um problema: Claro que Portugal, como tem sido moda desde a ultima Guerra Mundial, escolhe imediatamente o Inglês como Lingua Internacional!    ...Mas tal poderá ser um tremendo erro!                                                                                                      

...Porque a verdade é que, embora toda a gente consiga falar “um bocadinho” de Inglês, pode assegurar-se que 99% desses “anglófonos” o falam pessimamente,    ...e muito menos o escrevem. Uma coisa é perceber as letras das canções, ou namorar na praia, ou até mesmo escrever pequenas cartas de baixo comércio.    ...Outra coisa é dominar essa lingua, que nem sequer tem o apoio duma verdadeira gramática, ao nivel das nuances da redacção de importantes e “arriscados documentos politicos”, ou dos “altos comércio e finança internacionais”.                                                                                                       ...Todavia a grande maioria dos portugueses seria capaz de, com a necessária propriedade, e até relativa   facilidade,   ...falar o Espanhol !

...E assim já disporíamos, automaticamente, duma 2ª Língua, verdadeiramente Internacional

...E claro que seria óptimo que muitos deles pudessem tambem continuar a falar o Inglês.

2 - Um PARTIDO UNIONISTA IBÉRICO ( Partido de Transição)

Com os aflitivos apertos que se avizinham, parece-me ser mais do que a altura para que este partido seja formado! Não há nisso o menor inconveniente, nem se torna perigoso para nin-guem. ...Que não haja medo! ...Pois que nem mesmo sob os Filipes perdeu Portugal a sua identidade. ...E numas próximas eleições se verá qual a verdadeira vontade dos Portugueses

...Ainda hoje ouvi, num debate televisivo, alguem dizer que o volume e impacto que teria na Europa, e no Mundo, um Mercado de 50 Milhões (De produtores e consumidores) seria algo muito diferente do dos pálidos 10 Milhões que hoje  sozinhos)  somos!

...E há ainda a considerar a resultante projecção sobre os 160 milhões de brasileiros e os mais de 400 milhões dos outros latino-americanos.

3 - Um PARTIDO MONÁRQUICO ( Que poderá ser, ou não, o existente ).

O qual teria como seu primordial objectivo conseguir rectificar a Constituição, substituindo

“Eleição para Presidente da República” por “Eleição para Chefe do Estado”, podendo assim concorrerem, alem dos Candidatos Republicanos, tambem os Candidatos Monárquicos (Bragança e Bourbon, ...e mesmo outros).

Nota: Continuamos a considerar que os Partidos Monárquico e Republicano ( ...ou Democrático – seu sinónimo ) são Partidos de Estado. ...Nunca Partidos de Governo.)

Os Socialismo, Fascismo, Liberal-capitalismo, etc. é que são partidos de Governo.

4 – “AVISO À NAVEGAÇÃO”

Face às noticias, que todos os dias nos chegam em catadupa, pela TV, Jornais, Revistas, etc.     da instalação em Portugal dos grandes “shopings” espanhóis, de fusões e parcerias comerciais de toda a espécie, e absorção de Bancos e Seguros pelos seus congéneres do lado de lá,   não será de começar a temer ficarmos em breve reduzidos aos encargos e despesas de Governo e de Administração Nacionais, sem a contrapartida de lucros comerciais de qualquer espécie, ou até mesmo do pagamento de variados serviços ?

...Não seria preferível tomarmos nós a iniciativa desse inevitável “casamento”?

Cascais, 2002. Nov. 02

J. Sá-Carneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário