José António Guedes Vaz de Sá-Carneiro, nasceu em Lisboa em 1927. Foi para Angola, com seus pais, em 1942 e voltou a Portugal, em 48, para aqui fazer o serviço militar. Regressado em 50, foi despachante oficial da Alfândega de Luanda de 52 a 75.
Casou com Ingrid Ullerich, filha de agricultores alemães, em 57, passando a gerir a fazenda de café de sua mulher, Kissokolo, que ela própria administrava, em simultâneo com as alfândegas.
Face aos dramáticos acontecimento de 75, que os levaram a tudo abandonar em Angola, tentaram uma experiência brasileira, que não resultou. Tendo regressado a Joanesburgo, que tinha sido a sua primeira escala, aí conseguiram obter residência e colocação. Ele num banco, sua mulher numa agência de viagens. Situação que mantiveram até Dez.79. Diplomou-se no SAMA - Marketing Management, para planear a implantação de filiais bancárias.
Em Janeiro de 1980 o Estado Português reintegrou os despachantes oficiais ultramarinos no Quadro Nacional.
A firma "J. Sá-Carneiro - Soc. de Despachos, Lda" manteve por 20 anos, o escritório da R. da Prata, até que a abertura das fronteiras europeias levou ao seu fecho, em Dezembro de 1999.
…Para ter uma ocupação, matriculou-se na Universidade Aberta, tendo conseguido licenciar-se em História em 2005. Entretanto, obtida a nacionalidade angolana, foi-lhes devolvida a fazenda de café, cujas instalações e agricultura, embora quase totalmente destruidas, eles ainda pretendiam recuperar. Mas o inesperado e doloroso falecimento de sua mulher veio pôr fim a todas essas esperanças.
__________
Algumas palavras sobre o nickname “Waterproof”:
Os “IRMÃOS DA COSTA” são uma associação náutica-desportiva, criada no Chile há cerca de 60 anos, hoje espalhada por mais de 50 países, e que não cessa de crescer.
Surgida em Angola na década de 1960, foi trazida para Portugal, já nos anos 80, pelos ”Nautas Retornados”, sobretudo graças ao esforço do nosso saudoso Irmão Humberto Baptista da Costa, que em sua construtiva, mas também pitoresca e desportiva vida, foi de certo o mais carismático de todos nós.
Penso que a Mesa de Lisboa terá nesta altura cerca de cinquenta Irmãos, e suas “Cativas”.
As raizes históricas da “Irmandade” perdem-se nos “Buccaneers” da Ilha da “Tortuga”, no Caribe, que começaram por caçar e secar carne para a vender aos corsários ingleses e a flibusteiros das mais diversas origens, e que no Sec. XVII acabaram por se tornar na mais rica e temida “Irmandade Pirata” do Mar das Antilhas.
O facto, secreto durante anos, de uma VAGA LOUCA e gigante ter arrancado o iniciador deste blogue do cock-pit do pequeno veleiro, pelas duas da madrugada dum Setembro Negro, frio e chuvoso, …e ele ter sido, milagrosamente, pescado meia hora mais tarde, resultou, logo que conhecido, em que a Irmandade o crismasse de “Waterproof”.
( VIAGEM DO “EASY” - VER EM JANEIRO 2010 - Letra 12 )
Sem comentários:
Enviar um comentário